segunda-feira, 24 de outubro de 2016

História da Itália




Resumo da história da Itália


O nome Itália vem da Roma Antiga. Os romanos chamavam o sul da península italiana de Italia, que significa "terra de bois" ou "terra de pastos".
 
(Entrada de Garibaldi em Nápoles)

Esta região influenciou bastante o desenvolvimento cultural e social de toda a Europa mediterrânea, bem como teve muita influência sobre a cultura europeia. Importantes culturas e civilizações existiram na região desde tempos pré-históricos. Importantes civilizações incluem a Magna Grécia e a civilização etrusca, que dominaram esta parte do mundo durante séculos, e especialmente o Império Romano, que estendeu seus limites sobre a maior parte do continente europeu, o norte da África e o Oriente Médio.

Após a queda do Império Romano do Ocidente em 476, a província italiana foi governada por uma série de reis bárbaros, até ao século VI, quando os Estados Papais foram criados, com a capital em Roma, sob o comando da Igreja Católica. Em 776, a Lombardia foi conquistada por Carlos Magno, que foi coroado imperador da Lombardia e do Sacro Império Romano-Germânico em 800, pelo Papa Leão III.

A partir do século X, as cidades do norte do que hoje é a Itália passaram a ficar mais independentes entre si, tornando-se centros políticos importantes. Tornando-se cidades-estados, ao longo da Idade Média e do Renascimento, exerceriam grande influência sobre o panorama cultural e econômico do continente europeu. O Estado de San Marino é um remanescente dessas cidades-estado.

A Itália tornou-se uma nação unida em 17 de Março de 1861, e em 2011 comemora 150 anos da unificação italiana, quando a maior parte das cidades-estado foram unidas sob o comando do rei da Sardenha-Piemonte, Vítor Emanuel II. Os arquitetos da Unificação italiana foram oConde de Cavour, o ministro-chefe de Vítor Emanuel, e Giuseppe Garibaldi, um general e herói italiano. Roma ficaria sob o comando do Papado por mais uma década, até 20 de Setembro de 1870. O Vaticano é um país independente, um enclave totalmente cercado pela cidade de Roma, e um remanescente dos antigos Estados Papais.

O governo ditatorial de Benito Mussolini, em 1922, culminou com uma aliança com aAlemanha e o Japão, e a consequente formação do Eixo, que levaria à derrota italiana naSegunda Guerra Mundial. Em 2 de Junho de 1946, um referendo resultou na abolição damonarquia e na instalação de uma república, que culminou com a adoção de uma nova constituição em 1 de Janeiro de 1948.

A Itália foi um membro fundador da OTAN, fundada em 4 de Abril de 1949, e da União Européia, criada entre 1952 e 1958. Em 14 de Dezembro de 1955, a Itália tornou-se um membro da Organização das Nações Unidas. O país, desde então, juntou-se à crescente unificação econômica e política da Europa Ocidental. Um exemplo disto foi a introdução do Euro como moeda oficial do país, em 1999, substituindo a antiga lira italiana.



Cronologia dos principais fatos da história da Itália



- Cerca de 1000 a.C - os etruscos instalam-se entre o rio Pó e a Campânia.

- Cerca de 800 a.C - início da colonização grega na Península Itálica.

- 700 a.C - domínio etrusco

- 509 a.C - fim do Reino de Roma e fundação da República Romana.

- 27 a.C tem início o Império Romano, estabelecido pelo imperador Augusto.

- Queda do Império Romano do Ocidente após a invasão dos povos germânicos (476).

- Em 568, os lombardos invadem e ocupam a região norte da Península Itálica.

- Em 878, os árabes dominam a região da Sicília.

- Em 1061 ocorre a ocupação dos povos normandos na região da Sicília.

- No século XIII ocorreu o domínio político das grandes cidades-estados: Veneza, Gênova, Milão e Florença.

- Séculos XVI - a Península Itálica torna-se o berço de um importante movimento cultural e artístico: Renascimento.

- Séculos XVII e XVIII domínio austríaco e espanhol na Península Itálica.

 - Em 1713, grande parte do território do norte da Península Itálica passa para o domínio austríaco.

- 1861 - unificação da Itália. Proclamação do reino da Itália com Vitor Emanuel como soberano.

- Em 1870 a cidade de Toma torna-se a capital da Itália moderna.

- Em 1922, após a Marcha sobre Roma, os fascistas, liderados por Benito Mussolini, tomam o poder na Itália e implantam um regime totalitário.

- Em 1939, a Itália ao lado de Alemanha e Japão (Eixo) participam da Segunda Guerra Mundial. A Itália sai derrotada e Mussolini é assassinado pelos antifascistas em 1945.

- 1946 - fundação da moderna República Italiana.

- Em 2002 a Itália deixa de usar a Lira e adota o Euro, moeda da União Europeia.

- De 2010 a 2013 a Itália enfrenta uma grave crise econômica com alto desemprego, fraco crescimento econômico e aumento da dívida pública.



Saiba mais sobre a história da Itália clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário