terça-feira, 25 de outubro de 2016

Onde pesquisar suas origens



Como pesquisar suas origens


Nos últimos anos, a possibilidade de adquirir a cidadania italiana tem sido o grande motivo que leva milhões de pessoas a pesquisar o local de origem do seu antepassado porque o processo de cidadania inicia com a certidão italiana de batismo ou nascimento. É preciso paciência e as vezes é necessário fazer um pequeno investimento, além de muito dedicação.


A falta de informações é um grande obstáculo, a falta de memória viva, documentos e ao registro muitas vezes mau feito impossibilita saber de imediato de onde o antepassado veio. Mas graças a Internet, é possível faze pesquisas já que milhares de informações estão publicadas em páginas e também é possível solicitar pesquisas em arquivos distantes ou até mesmo em arquivos na própria Itália.



Links para sites de pesquisas





Entrada de estrangeiros no Brasil
O Arquivo Nacional possui milhares de documentos sobre estrangeiros no Brasil.Nessa página tem um roteiro de como pesquisar por antepassados estrangeiros.
(Veja um roteiro de pesquisa aqui)




Consulta de estrangeiros pelo porto do Rio de Janeiro
Pode se fazer buscas pelo nome do imigrante, nome do navio, data de entrada, nacionalidade, nível de instrução, religião, profissão, estado civil, local de procedência e local de destino do imigrante no Brasil. Contudo, tal base tem dados apenas do Porto do Rio de Janeiro e somente de 1885 a 1891.


Arquivo Nacional do Rio de Janeiro
Lista de navios provenientes da Itália do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro


Caminhos da Itália
Site com diversos artigos e links para pesquisas diversas.


Biblioteca online UFSJ
Arquivos históricos e documentais de São João del-Rei.

Um projeto sem precedentes na Itália colocou em rede mais de um milhão e 280 mil fichas de nomes de trentinos nascidos entre 1815 e 1923. Basta realizar um cadastro na Internet e seguir o roteiro do site.

Cadastro e consulta de sobrenomes on-line

2,8 milhões de imigrantes cadastrados. Listagem de imigrantes. Históricos de sobrenomes. Brasões de família. Históricos de nomes. Origens de famílias.

Busca e consulta de sobrenomes nos arquivos "on line"

Copias de passaportes. Dados de imigrantes on-line. História de famílias.

Cópias de documentos de imigrantes on-line.

Digite o seu sobrenome no campo “cognome” à esquerda e a página exibe um mapa da Itália com os pontos que seu sobrenome aparece. Página em italiano.

Documentação sobre a entrada de imigrantes e estrangeiros.



Os Mórmons microfilmam todos os registros de nascimentos, casamentos e óbitos de todos os países parar cumprir um de seus preceitos, que é batizar gerações de antepassados. Os microfilmes estão armazenados na cidade de Salt Lake City, no Estado americano de Utah, mas podem ser consultados mediante uma requisição, , em qualquer Centro de História da Família, os chamados CHFs mantidos junto às Igrejas Mórmons. Basta levar o número do microfilme.


Family Search (Arquivo Mórmon)
Microfilmes de imigrantes para consulta presencial nos Centros da História da Família - passaportes, listas de desembarques, listas de matrículas de imigrantes nas hospedarias,...


Pesquisa de sobrenomes


Base de dados com informações de diferentes arquivos, relacionados com viagens ou viagens feitas pela pessoa procurada.


É necessário cadastrar-se no site

É necessário cadastrar-se no site



Popolazione di Verona dal 1836 al 1871 

É necessário cadastrar-se no site e aguardar receber a senha por e-mail


Página que oferece diversas ferramentas e arquivos com muitos
sobrenomes de imigrantes italianos, com as respectivas origens.


Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia



Basta digitar o sobrenome (cognome)



Basta digitar o sobrenome (cognome)



Site Oficial da Igreja Católica na Itália. Oferece informações sobre todas as dioceses italianas, se a diocese tem um site, encontrará o link.



Site de buscas por paróquias italianas.


O portal italiano contém uma extensa lista de links para sites relacionados ao catolicismo e cada link é descrito em detalhes. A lista inclui links para páginas de paróquias e dioceses. Iniciar a escolha da região de interesse.


Portal italiano oferece um mapa de paroquias com registros de paróquias têm um site organizado por região. No menu à esquerda, selecione a região que nos interessa no "Mappa Parrocchia".


Banco de dados de paróquias em toda a Itália que nasce e se desenvolve como um projeto aberto e sem fins lucrativos. Um dos seus objetivos é colocar on-line, de maneira simples, informações sobre mais de 25.000 paróquias na Itália.


Diretório útil para pesquisas da Igrejas Católicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário