quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Quem somos

"Dois povos, uma família!"


Meu nome é Anderson Fazzion, tenho 50 anos, sou Policial Militar do Estado de Minas Gerais - Brasil, moro atualmente na cidade de Varginha/MG. Gostaria de apresentar um pouco sobre minha família,...

Sou descendente de imigrantes italianos que vieram para o Brasil "Fazer América!"

Pequena árvore genealógica


Pelas certidões e informações que possuo, foram meus tataravós Lorenzo Fazion e Cecília Fazion”, (sem maiores dados), que foram assentados como colonos italianos na cidade de São João Del Rei. (Veja a lista de famílias clicando aqui).

Meu bisavô "Francesco Fazzion”, filho de Lorenzo Fazzion e Cecília Fazzion”, nasceu na Itália em 1856 (sem maiores dados).


(Francesco Fazzion e Amabile Mantuanelli)


"Francesco Fazion”, quando veio para o Brasil com seu pai, já era casado com "Amabile Mantuanelli” (minha bisavó). Ela, segundo certidão de óbito, nasceu na Itália no ano de 1874, sendo filha de “Giuseppe Mantuanelli e Luigia Soavi”. Na certidão consta que ela nasceu na cidade de Legnago, Verona – Itália.



(Clique na imagem para acessar ao arquivo)

ObservaçãoO sobrenome de minha bisavó está grafado errado no seu atestado de óbito. Seu sobrenome não é, originalmente "Mantuanelli" mas sim "Montovanelli". Em algum momento houve um erro de escrita e assim ficou em seus documentos.


O registro de chegada de sua família no Brasil pode ser encontrado no Arquivo Público Mineiro, na parte de registros de imigrantes, conforme imagem ao lado. Clicando na imagem, você terá acesso ao arquivo do APM.

 
Minha bisavó "Amabile Mantuanelli” faleceu em São João Del Rei em 16 de maio de 1938, aos 64 anos. Meu bisavô "Francesco Fazion” faleceu também em São João Del Rei em 20 de fevereiro de 1945, aos 87 anos.

Meus bisavôs "Francesco Fazion e Amabile Mantuanelli” tiveram nove filhos: Rodolfo, Silvia, Palmiro, Silvio, José, Eugênio,Guilhermina, Iracema e Doriel. (Possivelmente, os primeiros filhos de meu bisavô nasceram na Itália, inclusive, meu avô "Silvio Fazzion", que tudo indica nasceu na Itália mais foi registrado no Brasil.)


(Silvio Fazzion e Conceição Maria de Jesus)
Meu avô "Silvio Fazzion",  filho de "Francesco Fazion e Amabile Mantuanelli”, nasceu, segundo sua certidão de óbito em São João Del Rei no dia 30 de Janeiro de 1902, onde se casou com "Conceição Maria de Jesus" e faleceu em 09 de novembro de 1969, com 67 anos.

"Silvio Fazzion e Conceição Maria de Jesus" tiveram onze filhos: Elza Fazzion, Lourdes Fazzion, Pedro Fazzion, Hélio Faccion, Raimundo Fazzion, Antônio Fazzion, José Félix Fazzion, Terezinha Fazzion, Ivone Fazzion, Mauro Fazzion e Célia Fazzion.

(José Félix Fazzion e Marli Marta dos Santos Fazzion)

Meu pai, "José Félix Fazzion", nasceu em São João Del Rei em 14 de janeiro de 1939, onde se casou com "Marli Marta dos Santos Fazzion". 

"José Félix Fazzion e Marli Marta dos Santos Fazzion", tiveram sete filhos: Silvana Aparecida Fazzion, José Féix Fazzion Filho, Giovanni Fazzion, Silvio Fazzion Neto, Anderson Fazzion, Sirlaine Fazzion e Sirléia Fazzion.


Meu pai, "José Félix Fazzion", faleceu em 23 de fevereiro de 2004, em São João Del Rei, com 65 anos. Minha mãe ainda é viva e mora atualmente em São João Del Rei e está com 75 anos.

(Anderson Fazzion e Karina Fazzion)

Eu sou, "Anderson Fazzion", nascido em Nazareno Minas Gerais em 1971. Casei-me com "Karina Fazzion" em 30 de dezembro de 1995, e temos um filho: Lowell Fazzion.


E aqui estou eu, tentando remontar a história dessa família, fruto da miscigenação de dois povos. Por isso, o título: "Dois povos, uma família!"



Por favor, se você também é "Fazzion" nos ajude a remontar a história da “Família Fazzion”. Contando-nos um pouco sobre sua família você nos ajuda a formar a "Árvore Genealógica da Família Fazzion" no Brasil.

Saiba mais clicando aqui, ou entre em contato conosco pelo facebook ou email.






Desde já agradecemos seu apoio e colaboração! Ciao!

Anderson Fazzion


Observações:

Para "Família Fazzion" que foi assentada na Colônia Italiana de São João Del Rei/MG, podemos encontrar as seguintes grafias: "Fazion", "Fazzion", "Faccion" e "Facion". Contudo, nos registros de entrada na Hospedaria Horta Barbosa de Juiz de Fora, a grafia registrada é "Fazion". (Veja Registro do APM e Livro da Hospedaria)

As diferenças nas grafias dos nomes são decorrente dos "erros" de registros nos cartórios que escreviam como "ouviam" os nomes sendo falados ou "entendiam" que eram assim. Vale ressaltar a grafia correta é "Fazzion".

5 comentários:

  1. Prezado primo (permita-me chamá-lo assim)!

    É com grande satisfação que tomo conhecimento de você e deste seu belo trabalho de documentação histórica! Parabéns pela iniciativa!

    Eu sou Alexandre Faccion de Souza. Sou do RJ, filho de Marília, filha de Iracema, filha de Francesco e Amabile, nossos bisas em comum!

    Dos nossos parentes que você citou, conheci (além de minha mãe Marília, naturalmente) e convivi durante breves períodos (basicamente férias escolares, na infância, adolescência e juventude), com a vó Iracema e a "Tia" Guilhermina. Não tenho certeza, mas creio ter conhecido também o Doriel. Tenho uma vaga lembrança - creio eu dele - em São João del Rey ou Barroso, não sei, em alguma dessas remotas e deliciosas férias da época de infância...

    Sou agora um senhor beirando os 55 (completarei em final de outubro), mas que o menino de 7, 8 ou 9 anos que insiste em morar em minha mente, celebra diariamente as doces recordações desses períodos de agradável convivência dentre os Fazzion e Faccion!!!

    Vim a ter esta grata satisfação de conhecer seu Blog através do meu filho Brendon Faccion, que pesquisando, o encontrou.

    Creio ser este o primeiro contato, de uma série de muitos e muitos!

    Ainda não explorei o blog. Apenas a página inicial. Mas já vi que há ali um link para contatos. Pretendo fazer bom uso dele...

    Até breve, Primo! E Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Alexandre Faccion, bom dia!

    Desculpe está respondendo só hoje, parece que houve algum falha de comunicação do blog, e também por alguns compromissos de final de ano (4º trimestre de 2018) fique sem acessar as comunicações do blog,...

    Mas fico muito feliz com seu contato, e estou em conversa com seu filho Brendon, passei a ele meu contato pessoal do WhatsApp, por onde acredito que será melhor conversarmos,...

    Deixo aqui registrado meu muito por suas palavras,...

    Até daqui a pouco primo!

    ResponderExcluir
  3. E a família dos facion de Santa Barbara D`Oeste SP, será que faz parte; pois também tem origem Italiana, e no passado costumava errar muito nos nomes na hora de registrar. Pode ser que tenha acontecido, pode ser.

    ResponderExcluir
  4. Olá, sou Maria Bianca de Souza Fazzion. Sou de MG, filha de Marconi Moreira Fazzion o qual é filho de Mauro Fazzion e neto de Silvio Fazzion e Conceição Maria de Jesus. Creio que escreveram o nome do meu avô errado, em vez de Mauricio, o correto é Mauro. Ele faleceu em 2020, mas antes de sua morte, li esse artigo para ele e ele me disse que essa é realmente a família dele. Gostaria muito de conhecer todos vocês e ampliarmos contato. Um grande abaraço a todos!

    ResponderExcluir