terça-feira, 8 de novembro de 2016

Preparativos para a chegada dos primeiros colonos

Preparativos


Estamos às vésperas da chegada dos primeiros colonos destinados especificamente ao Núcleo Colonial de São João del Rei. Em agosto haviam sido iniciados os trabalhos de locação e medição dos lotes e, em fins de novembro, 100 lotes já estavam convenientemente demarcados e prontos para serem entregues.

  
Precavido e bem intencionado, em tudo demonstrando que desejava uma adequada recepção e instalação dos imigrantes, Dr. Armênio tomou todas as providências para que isto ocorresse. Assim, avisou ao Inspetor Geral que os imigrantes deveriam viajar em trem especial, para que pudessem chegar em São João del Rei entre 10 e 12 horas da manhã, possibilitando assim o transporte durante o dia e uma fácil instalação dos mesmos.

No intuito de atender os imigrantes que, em virtude da hora da chegada, não pudessem ser transferidos “para as casas que vão servir de galpão”, informa ao Inspetor Geral que, por precaução, havia providenciado com o Sr. Severiano de Rezende, agasalho e alimentação no dia da chegada dos imigrantes destinados ao núcleo colonial. Mencionou que havia acertado inclusive o preço da diária, ou seja, 800 réis por adulto e 400 réis por menor.

Delegou ao Dr. Jerônimo Coelho, Engenheiro Auxiliar, a atribuição de dirigir o serviço de recepção dos imigrantes bem como sua instalação provisória, transporte, verificação dos nomes e número de pessoas, orientação e tudo o que era necessário para a completa localização das famílias.

Além dessas atribuições, solicitou ao Dr. Coelho para que utilizasse, imediatamente, a aptidão de cada imigrante para a construção das casas, cujo local teria que indicar, levando em consideração as condições topográficas e a facilidade de transporte. Entre outras medidas também havia providenciado a concorrência para o fornecimento de gêneros alimentícios aos imigrantes.

Estabelecera uma dieta básica para cada imigrante com idade superior a 12 anos constituída por:

Açúcar mascavo ------------ 80 g
Café --------------------------- 35 g
Carne verde ----------------- 450 g
Toucinho ---------------------- 40 g
Arroz --------------------------- 2 dl
Feijão -------------------------- 1 dl
Farinha de milho (ou fubá)---5 dl

Para crianças com idade entre 3 a 12 anos era fornecida uma dieta básica para cada duas crianças. Para as de idade inferior a 3 anos não havia o fornecimento dadieta.

E aos 3 de dezembro, o Dr. Armênio organiza os últimos preparativos: orienta que o transporte dos imigrantes que fossem destinados ao território da margem direita do rio das Mortes (Várzea do Marçal) seria feito pelos meios comuns. Os que se estabeleceriam na margem esquerda do rio das Mortes (ex-fazenda de José Theodoro) seriam transportados pela Estrada de Ferro Oeste de Minas, devendo o Dr. Coelho comunicar-lhe o número e a hora para que pudesse ser solicitado o número de carros para esse fim.

No dia da chegada dos imigrantes deveriam ficar alojados na Hospedaria, onde passariam a noite. No dia seguinte seriam levados para as casas que servirão de galpões e que já se achavam preparadas para recebê-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário